O Procon Bauru, a partir desta segunda-feira (26), passa a integrar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça (MJ).
Principal ação do Ministério da Justiça da área de defesa do consumidor, o Sindec é um banco de dados que disponibiliza informações sobre problemas de consumo registrados nos Procons e oferece vantagens tanto para os órgãos de defesa do consumidor, quanto para os cidadãos.
Segunda a coordenadora do Procon/Bauru, Fernanda de Assis Martins Pegoraro, acessando o site www.mj.gov.br/dpdc/sindec é possível saber se há registros nos Procons envolvendo determinado fornecedor e pesquisar quais são as empresas com maior número de consultas nos Procons, o que ajuda o consumidor a se prevenir de eventuais problemas e auxilia para que possa escolher de forma mais consciente a compra de produtos ou a contratação de serviços, evitando problemas futuros.
Assim, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que tiveram seus direitos violados, procurando promover a educação de fornecedores e consumidores e a preservação das relações de consumo frustradas. Além disso, o cadastro também inclui reclamações atendidas e não- tendidas, ou seja, em que pode ter havido acordo ou não entre consumidor e fornecedor. O cadastro está recebendo uma divulgação de forma simultânea por meio do Sindec, resultante de um esforço conjunto dos Procons integrados que utilizam esta ferramenta.
Ainda segundo a coordenadora do órgão, outro benefício da integração ao Sindec é a informatização e otimização de etapas do atendimento, que resulta num tempo menor para resolução de seus conflitos.
Por fim, Fernanda informa que além dos dados disponíveis no Sindec, o Procon/Bauru manterá a divulgação do ranking anual de reclamações fundamentadas das empresas mais reclamadas na cidade.
Fonte: www.jcnet.com.br
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