quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aniversário da Paróquia de Santa Cecília - 87 anos

Paróquia de Santa Cecília - inaugurada no dia 31 de Maio de 1925
completa hoje 87 anos
Clique nas imagens para ampliar
Santa Cecília


HISTÓRICO DA PARÓQUIA DE SANTA CECÍLIA
PRESIDENTE ALVES - SP

Pesquisa realizada por alguns paroquianos atuais, sobre a fundação da IGREJA SANTA CECÍLIA.

O terreno para a construção da Igreja, foi doado pela família de Joaquim Pereira de Carvalho, pai do Sr. Sebastião de Carvalho, ex-proprietário da Fazenda Jacutinga.


O terreno media mais de 8 mil metros quadrados, sendo que o mesmo foi dividido em quarteirão, foi construído a Igreja, Casa Paroquial e a Praça. O restante que atingia todo o centro da cidade foi vendido e aforado.

Em 1920 existia uma capelinha de madeira. Com a construção do prédio da Igreja atual, as cerimônias religiosas, continuaram normalmente, porque as paredes foram se erguendo, sem desmanchar a capela que era pequena e as paredes não atrapalharam em nada a nova construção.

Naquela época o responsável pela Igreja, era o Padre Arnaldo. A partir dessa data muitos paroquianos trabalhavam arrecadando dinheiro, material de construção e até mão de obra. Assim foi surgindo a nossa Igreja, tendo a frente da construção o Sr. Angelin Veronezi.

Em 1922, o Padre João Hullit substituiu o Padre Arnaldo, mas só em 1925, o Padre José Willing tomou posse com a nossa Igreja já terminada, foi inaugurada no dia 31 de Maio de 1925, e foi o Padre JOSÉ Willing que fundou a Pia União das Filhas de Maria.

O nome da padroeira SANTA CECÍLIA, foi sugerido pelo casal Dr. Barbosa (então médico da cidade) e sua Senhora Sra. Ermelinda que era organista.

O casal Dr. Barbosa na ausência dos padres assumia as cerimônias religiosas, tais como, terço e coroação de Nossa Senhora.

Os altares de madeira da Igreja feitos a mão foram doados pelas famílias: Pimentel, Guimarães e Nazario Gama.

Vários padres passaram pela nossa paróquia, entre eles destacamos Pe. Pedro Paulo Koop, que mais tarde tornou-se Bispo de nossa Diocese.

O piso da Igreja de procedência francesa foi oferta dos paroquianos que conseguiram através de doações com muito sacrifício, desde aquela época admirado por todos.

Muitas famílias da comunidade se empenharam pelo desenvolvimento da paróquia, promovendo quermesses na Tradicional Festa de Santa Cecília, com seus festeiros.

O relógio da Igreja adquirido com a renda das festas de Santa Cecília em 1949 e o Vigário era o Padre Pedro Sclater.

Tornou-se tradição em nossa paróquia as quermesses do mês de Maio e Junho, com a responsabilidade da Congregação Mariana e Pia União das filhas de Maria em Maio e a responsabilidade do Apostolado da Oração em Junho. Com a renda do mês de maio a Congregação Mariana comprou o cinema local, que alguns anos depois foi vendido para a Prefeitura Municipal de Presidente Alves.

Tantas foram as pessoas que fizeram com que a nossa paróquia conseguisse chegar até os dias de hoje, sempre se renovando. Muitas dessas pessoas já se foram, mas ainda existem outras que estão conosco e que nos ajudaram nessa pesquisa. Destaque de pessoas que trabalharam muito pela nossa Igreja: Éster Pinho e Raquel Milani.

Carlos Fonseca

Um comentário:

Dê sua opinião ou deixe uma frase