Porto Alegre - O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, anunciou ontem a criação do Sistema de Pagamento Móvel, que permitirá fazer transferências e pagamentos pelo celular.
Ao lado dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), ele defendeu a adoção de medidas para facilitar o acesso de pessoas que hoje estão fora do sistema financeiro como importante para a atuação do BC e o controle da inflação.
“Em uma sociedade plenamente incluída financeiramente, oscilações nas taxas de juros tendem a ter implicações mais fortes na expansão ou retração da demanda agregada facilitando e reduzindo o custo do controle da inflação”, enfatizou Tombini.
Ele acrescentou que a “eficiência do sistema financeiro e a estabilidade do poder de compra da moeda são objetivos que caminham juntos”. O novo sistema de pagamentos ainda precisa de legislação específica.
De acordo com Bernardo, o texto está em discussão na Casa Civil e faz parte da estratégia da gestão Dilma Rousseff, de diminuir os custos das transações financeiras. A ideia, segundo ele, é que o texto seja encaminhado ao Congresso nos próximos dias.
“É uma necessidade. Precisamos reduzir os custos (das operações bancárias)”, afirmou. Segundo o ministro, “as operadoras vão ganhar, os bancos vão ganhar, mas acho que o grande benefício será a redução do custo para o consumidor”, defendeu.
O ministro destacou que a quantidade de pessoas que recebem salários e outros pagamentos em espécie no Brasil ainda é muito grande e não é exclusividade da classe de menor renda. “Nas classes A e B, 38% recebem seus pagamentos em dinheiro”, disse.
Fonte: www.jcnet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião ou deixe uma frase