terça-feira, 28 de agosto de 2012

Saudade dos campeonatos municipais de Fazendas


Nos anos 70/80 eram organizados os campeonatos municipais de fazendas, o estádio Pereira de Carvalho lotava aos domingos, era uma festa. As fazendas mantinham grandes equipes de futebol e revelavam grandes jogadores que depois brilhavam com o uniforme azul e branco do Clube Atlético Presidente Alves - CAPA. Os moradores das fazendas acompanham suas equipes, vinham para o estádio  torcer, eram domingos movimentados na cidade. Era gostoso passar na barbearia do Mario Berbel que tinha todos os resultados, a tabela completa, ele anunciava os jogos em placas que ficavam nos postes com os dizeres "Mario informa". Participavam dos campeonatos as fazendas: Jacutinga, Santa Luiza, Santa Sofia, Boa Esperança, Aguinha, Santa Estela, Fazenda São Paulo, Usina Miranda, Distrito de Guaricanga e Fazenda Palmeiras. Lembro de alguns jogadores que se destacavam na época; Pela Jacutinga, João Bahia, Osny Chieregato e João Cuba, pela Santa Luiza, Mauricio, Maé, Tiãozinho, depois veio o Cidinho Flôr, pela Santa Sofia, Zezão Borboleta, Turré, Maurinho, Pela Usina Miranda, Cipó, Distrito Guaricanga, Ney e outros que não me lembro no momento, mas com certeza serão lembrados e passados os nomes para ser citados aqui. Os campeonatos na época eram organizados pela Comissão Municipal de Esportes que tinham em seu comando o grande José Penitente Lopes, popular Déda, um dos maiores desportistas que Presidente Alves já teve. Abaixo a foto de uma das equipes da Fazenda Palmeiras:
Clique na foto para ampliar
Equipe da Fazenda Palmeiras
Da esquerda para Direita: Zé da Caixa, Déda, Baiaco, Adão, Pedrinho, Branco, Cioto, Zé Cruz e Donizete Goes. Agachados: Luiz Goes, Mão, Ney, Miltinho e Carlão Goes.

Colaboração: Fernando Lopes (Ferdéda)
Foto: Família Goes

OBS: Quem lembrar de mais nomes de equipes das Fazendas, fotos, nomes dos jogadores, campeões e histórias me passem para que fiquem registradas aqui. Email: sergiofonseca.pa@hotmail.com

Um comentário:

  1. Consta da biografia de minha mãe, Zulmira Pedro Sawaya Donadelli, que ela lecionou na escola mista da fazenda Santa Estela, em Presidente Alves SP, no ano de 1946.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião ou deixe uma frase